Poupar nos Combustíveis

A propósito de um estudo da DECO sobre as diferenças entre os combustíveis Low-cost e os dos operadores líderes de mercado (clique aqui para ver o Vídeo), publico abaixo um texto que se encontra disperso pela net há já algum tempo.images

Truques de um Engenheiro de Segurança, funcionário de uma refinaria há mais de 30 anos, para abastecer os veículos!

1 – Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa.
Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra.
Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é maior;
O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito importante.
Onde eu trabalho cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.

2 – Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.
Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito.
Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação.
Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

3 – Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.
O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

4 – Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

Experimentem e deixem os comentários com os vossos resultados.

8 thoughts on “Poupar nos Combustíveis”

  1. Dicas excelentes mesmo!

  2. Muito úteis seus conselhos, há na realidade coisas que ainda muita gente desconhece

  3. wilson dreux said:

    Ótima matéria e esclarecedora, não sabia destas dicas, obrigado

  4. alcir grohmann said:

    Parabéns Rui…muito bom !! apenas gostaria de realizar uma pequena correção, ou seja : onde se diz no item 1 linha 6 : “…a densidade é menor “, leia-se “… é maior “. Isto porque os corpos se dilatam com a elevação de temperatura e se contraem com temperatura inferior. Mas ISTO em nada invalida a utilidade o artigo, e irá nos ajudar a poupar nossas economias. Parabéns…e mande mais !!

  5. Rodrigo Maximo said:

    Dicas excelentes mesmo!

Comente:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s