Sugestões para uma cozinha limpa e saudável

Poupar e proteger o ambiente:

limpeza 5

1 – AREJAR – Quando limpa com produtos que têm aditivos químicos, estas substâncias são libertadas e acumulam-se no pó e no ar. Areje a sua cozinha durante cinco minutos duas ou três vezes ao dia. Deixe entrar uma boa corrente de ar de forma a substituir o ar poluído por ar limpo.

2 –  JUNTAR UMA FRAGRÂNCIA NATURAL – Os óleos essenciais das plantas, como o tomilho, a sálvia, o rosmaninho, a alfazema, a melaleuca e o eucalipto, têm propriedades antissépticas e antibacterianas. Convém juntar umas quantas gotas destas fragrâncias aos seus detergentes caseiros, pois servem não só para matar as bactérias, como para deixar um agradável cheirinho a limpo na sua cozinha.stâncias são libertadas e acumulam-se no pó e no ar da cozinha. Por isso, areje a sua cozinha durante cinco minutos duas ou três vezes por dia. Não basta abrir as janelas um bocadinho. É preciso deixar entrar uma boa corrente de ar de modo a substituir completamente o ar poluído por ar novo e limpo.

3 – FERVA AS ESPONJAS E PANOS DA LOIÇA – As esponjas e os panos da loiça prestam-nos um grande serviço na manutenção da limpeza da nossa cozinha. Mas também são verdadeiros antros de bactérias, uma vez que entram em contacto com toda a sujidade própria da confecção dos alimentos. Muitas pessoas lavam as esponjas e os panos de cozinha na máquina da loiça juntamente com os pratos e os talheres. Este procedimento não é aconselhável uma vez que os micróbios não são eliminados até a temperatura atingir pelo menos 75ºC. Coloque ambos numa panela e deite água a ferver por cima até cobrir. Junte um pouco de vinagre e umas gotas do seu óleo preferido para dar um cheiro agradável. Deixe os panos ferverem  alguns minutos e depois escorra. Passe por água fria e esprema bem. Pendure num lugar onde sabe que secam de um dia para o outro. Repita este procedimento frequentemente.

4 – COLOCAR PANOS NO CONTENTOR DE COMPOSTAGEM – Hoje em dia, pode comprar panos feitos exclusivamente de materiais naturais, como a celulose, a fibra de algodão e o sulfato de sódio. Estes materiais tornam-nos biodegradáveis, pelo que podem ser eliminados no caixote de compostagem quando já não poderem ser aproveitados de outra maneira. Outra vantagem destes panos é oferecerem uma absorção ótima, deixando as suas superfícies secas e sem manchas. O seu tempo de secagem também é muito curto, reduzindo assim ao mínimo os odores desagradáveis. Além disso, são resistentes e podem ser fervidos.

5 – PANO DE MICROFIBRAS – A vantagem de utilizar um pano de microfibras é que não precisa de utilizar detergentes mas consegue um resultado perfeito em termos de limpeza. Basta humedecer o pano com água, torcê-lo bem e remover o pó, a sujidade e as bactérias com ele. A sua eficácia deve-se à mistura especial de materiais que o compõem (50% poliéster e 50% poliamida) e à sua tecelagem, que faz com que o pano apanhe a sujidade e a retenha através da eletricidade estática. Os panos de microfibras também são resistentes e duradouros.

6 – VINAGRE – O AGENTE DE LIMPEZA MILAGROSO – O vinagre de uso doméstico (5%) é um agente de limpeza anti-bacteriano eficiente. Ele remove os micróbios, o bolor e a sujidade, solta os alimentos de base gordurosa e reduz os maus cheiros. Prepare uma solução de vinagre e água numa proporção de 1:1. Transfira para um frasco pulverizador e pulverize diretamente o local que pretende limpar. Passe a seguir com um pano limpo e húmido.

7 – DETERGENTE DE FABRICO CASEIRO PARA AREAR – Polvilhe um pouco de fermento em pó sobre uma esponja ou pano húmido e terá um detergente eficaz que poderá utilizar para arear a maioria das superfícies laváveis. A seguir passe com um pano limpo e húmido.

8 – ALIMENTOS INCRUSTADOS E DIFÍCEIS DE REMOVER – Se os seus tachos apresentam alimentos incrustados de difícil remoção, experimente lavá-los com fermento em pó e água quente. Ou prepare uma solução de fabrico caseiro composta por uma parte de vinagre e duas de água. Deixe a solução fazer efeito no tacho durante uma hora. No alumínio não use o fermento em pó.

9 – DESCALCIFICAR A CHALEIRA – Encha a chaleira em partes iguais com água e vinagre doméstico. Ferva esta solução e deixa ficar algumas horas a repousar. Retire depois e encha a chaleira com água limpa e ferva para remover o cheiro.

10 – RECARREGAR – Compre os seus produtos de limpeza em recipientes reutilizáveis ou recarregáveis. Assim, poupa dinheiro e ajuda o ambiente reduzindo muito a produção de resíduos.

11 – DETERGENTE UNIVERSAL – Misture água com fermento em pó para obter um produto de limpeza barato e eficiente que pode ser utilizado para quase tudo. Pode utilizá-lo para limpar as superfícies laváveis da cozinha, armários, etc. Esta mistura serve também para eliminar os cheiros desagradáveis, a gordura e a sujidade, funciona como desinfectante e amacia a água. Não se deve utilizar em alumínios.

12 – LIMPAR O AR ATRAVÉS DAS PLANTAS – Encha a sua cozinha de plantas comestíveis e decorativas. As plantas limpam o ar, eliminam os cheiros desagradáveis e criam um melhor ambiente dentro de casa para a sua família.

13 – CARVÃO – O carvão ativado é um produto 100% natural que purifica o ar e promove a criação de um bom ambiente dentro de casa. Coloque carvão junto do contentor de compostagem, dos caixotes do lixo ou dentro do frigorífico para eliminar os maus cheiros de forma discreta e eficiente.

14 – CAIXOTES MAL-CHEIROSOS? – Experimente colocar um pouco de fermento em pó no fundo do caixote do lixo, antes de o forrar com um saco do lixo. Em alternativa, deite uns quantos grãos de café directamente no saco. Um recipiente de sal também serve para neutralizar os odores.

15 – RALO DE COZINHA LIMPO E SEM CHEIRO – As duas regras de ouro para obter um ralo desobstruído e sem cheiro é nunca deitar gorduras líquidas pelo lava loiça e utilizar sempre um filtro para tapar o ralo. Também pode agir preventivamente, deitando uma vez por semana pelo ralo uma mistura de fermento em pó e sal numa proporção de 1:1. Junte água a ferver de uma chaleira cheia e deixe fazer efeito durante 15 minutos antes de passar por água fria.

16 – LIMPA-VIDROS DE FABRICO CASEIRO – Ponha as suas janelas a brilhar como espelhos com uma solução composta em partes iguais por água quente e vinagre de uso doméstico. Coloque a mistura num frasco pulverizador e agite antes de usar. Em seguida, limpe as janelas com jornal amachucado.

17 – CHEIROS NOS RECIPIENTES DOS ALIMENTOS – Se já lavou os recipiente dos alimentos, os tachos, tigelas, etc e continuam a cheirar a peixe, carne ou cebola, experimente misturar vinagre doméstico (5%) e água a ferver em partes iguais. Deite esta mistura para dentro do recipiente e deixe atuar durante 10 minutos antes de passar por água fria.

18 – LAVAR A LOIÇA SEM DETERGENTE – Se costuma lavar a loiça à mão, experimente trocar o detergente normal da loiça por uma ou duas colheradas de vinagre doméstico, que dissolve a gordura e desinfeta. Se sente a falta do cheiro a limão, junte uma gota de óleo de limão ao líquido em que lava a loiça.

19 – ROLO DE COZINHA – Perca o hábito de usar o rolo de cozinha para tudo e para nada. Use um bom pano que pode ser usado vezes sem conta. Use rolos isentos de cloro (TCF). Tem menos impacto no ambiente.

20 – MANTER A TÁBUA DE COZINHA DE MADEIRA LIMPA – O sumo de limão misturado com um pouco de água funciona muito bem como detergente, eliminando os micróbios, as manchas e os odores impregnados na tábua da madeira. Aplique a solução dos dois lados com a ajuda de um pano. Deixe atuar durante 15 minutos e, depois,  passe a tábua por água fria.

21 – DESCALCIFICAR A MÁQUINA DO CAFÉ – Se utiliza a cafeteira todos os dias, pode valer a pena, estabelecer um ritual ecológico todos os meses, que vai contribuir para uma maior vida útil da sua máquina e para um café mais saboroso. Prepare uma solução composta por duas partes de água e uma de vinagre doméstico e deite dentro da cafeteira. Ponha a cafeteira a funcionar e deixe a solução percorrer o sistema repetindo uma segunda vez. Faça-o uma terceira vez, agora com água limpa, e já poderá usar normalmente.

22 – UM BULE LIMPO –  Prepara uma solução composta por duas partes de água a ferver e uma de vinagre e deite dentro do bule. Em alternativa um colher de chá de fermento em pó e junte água a ferver dentro do bule. Deixe ficar em infusão no bule 5 minutos. Lave com água normal.

em “A nossa comida – naturalmente” – IKEA

1 thought on “Sugestões para uma cozinha limpa e saudável”

Comente:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s