Poker – Jogo de Sorte ou algo mais?

Poker, para muitos um jogo de sorte/azar. Para poucos um modo de vida. É hoje um negócio que envolve milhões e desperta paixões. Este negócio tal como outros abordados neste Blogue, explodiu com a chegada da Internet.

poker, sorte, azar ou algo mais - saiba em  -conselhosfinanceiros.comSerá apenas um jogo de cartas onde a sorte joga um papel fundamental? Eu comecei a jogar Poker há cerca de 10 anos, ainda antes da explosão verificada nos últimos 5 anos. Li livros, vi vídeos, estudei toda a matemática e psicologia por detrás do jogo e joguei horas e horas e horas (que o diga a minha mulher).

A conclusão a que cheguei é que sim, o factor sorte tem importância nos resultados que se alcançam. Dificilmente conseguimos ganhar um torneio se não tivermos sorte num determinado momento. Mas como não se pode ter sempre sorte ou azar, é necessário saber efectivamente jogar para ter sucesso. 

O factor sorte representa cerca de 30%, mas os outros 70% são fruto dos conhecimentos sobre o jogo. Isto quer dizer que se eu for sortudo mas não souber jogar dificilmente irei ganhar mais do que perder. Mas se souber jogar potencialmente irei ganhar algumas vezes.

O saber jogar não é só saber apostar, ou saber fazer Bluff, ou jogar com as cartas comunitárias (as 5 que se encontram na mesa – no caso do Texas Hold’em que é de longe o mais popular). É necessário muito mais que isso.

1 – Analisar as cartas na mão e jogar o Pré Floop (como apostar inicialmente) 

2 – Analisar a posição da mesa e tudo o que implica em termos de mãos

3 – Analisar as ODDS

4 – Compreender os adversários e jogar em função de como jogam

5 – Saber desistir mesmo quando o Pot é atrativo

6 – Saber analisar o FLOP (as cartas comunitárias)

O ponto 1 não é por acaso que é o primeiro. Para o jogador com alguma experiência este é o ponto mais importante. Na realidade 80% das decisões do jogo são tomadas antes de vermos as 3 primeiras cartas comunitárias. Pois as boas, mas sobretudo as más decisões são tomadas depois da decisão mais importante ter sido tomada. Ir ou não a jogo com a mão que tínhamos. E esta decisão é tomada pela análise dos primeiros soma dos 5 pontos iniciais.

Eu adoro Poker, pela adrenalina, pelo convívio (normalmente jogo torneios presenciais), pelo gosto pelo jogo e se puder ter um passatempo que ganhe algum dinheiro tanto melhor. Mas é necessário ter cuidado com o vício.

Para quem quer tentar a minha preferida e, de longe a casa de Poker online mais conhecida, é a PokerStars. Clique aqui e ganhe um bónus para começar a jogar.

2 thoughts on “Poker – Jogo de Sorte ou algo mais?”

  1. A questão é que, e pela minha experiência neste “jogo” é de que a sorte representa uma fatia, mas as más jogadas dependem apenas da sorte, as boas, dependem em parte das probablidades matemáticas e a outra parte da sorte.
    Se te fiares apenas na sorte, contra um adversário que depende da sorte e da matemática/conhecimento, o resultado será:
    30% das vezes tens sorte e ganhas
    30% das vezes tem ele a sorte e ganha ele
    40% das vezes ganha ele porque sabe

    Conclusão: Ganhas 30% ele 30% + 40%=70%.

    Moral: No fim perdes.

    Esta é a minha opinião matemática😀

  2. “Saber ganhar é saber esperar”. O poker é um jogo de paciência, de astucia e de muita técnica. Havemos de saber que deveremos saber e conhecer, não só o parceiro mais que território vc. irá pisar. Trazendo para o mundo dos negócios e comparando a semelhança do jogo no dia a dia, aprenderemos muito usando as técnicas e a malicia que o jogo nos mostrará. Grande artigo. Eu também jogo, não profissionalmente, o que me ensinou muito as lições profissionais.

Comente:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s