Regras de Ouro

Existem algumas regras que deve seguir, qualquer que seja o seu tipo de investidor.

1 – Conhecer-se a si mesmo – Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para perceber que tipo de investimentos deve fazer.

2 – Não há investimentos 100% seguros – A única garantia que temos é que cada dia que passa estamos mais perto da nossa morte. Nada mais é 100% seguro, nem a sua conta a prazo. Quem lhe disser o contrário, está a mentir!

3 – Faça um orçamento antes de investir – A não ser que tenha muito capital disponível, deve fazer um orçamento pessoal do que gasta e do que ganha mensalmente. A partir daí saberá o valor disponível para investir.

4 – Nunca invista mais do que pode – O valor do seu investimento deve ser um valor que não lhe faça falta mensalmente, ou em alternativa cerca de 10% dos seus rendimentos, para evitar entrar em dívidas caso o investimento corra mal.

5 – Diversificação – Esta é uma regra muito importante. Como não há investimentos 100% seguros, deve optar pela diversificação. O seu capital deve estar divido em vários investimentos, de preferência em áreas diversificadas e com riscos variados. Mesmo que o seu actual lhe dê grande retorno e lhe pareça o mais seguro do mundo. Quando o capital inicial para investir é pouco, devemos começar por ter um e à medida que vamos conseguindo rentabilizar vamos dividindo o dinheiro em vários investimentos.

6 – Saber perder, mas não insistir nas percas continuadas – Por muito cuidado que tenhamos, por vezes iremos perder dinheiro. É importante perceber que pode acontecer e estar preparado para lidar com esta situação. No entanto, se perde mais do que ganha, convém mudar a estratégia, pois a insistência nos maus resultados leva a situações muito complicadas.

Para finalizar um último conselho, não gaste o que ganha dos seus investimentos, mas use o dinheiro para diversificar e aumentar a sua carteira, quanto mais tiver, mais ganha e mais seguro está.

Ir gastar todos os lucros dos investimentos é pura parvoíce. Use o dinheiro dos lucros apenas para coisas essenciais.

Comente:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s